dados para jogosHá uma infinidade de jogos, de todos os tipos e formas, os tradicionais jogos de tabuleiro, jogos com sons, cores, jogos de cartas, jogos corporais, jogos de computador, jogos apenas com papel e lápis, jogos matemáticos. Possuem várias classificações: jogos de construção, treinamento, estratégicos, de aprofundamento, jogos motores, cognitivos, competitivos, cooperativos, individuais e em grupo.

  • Os jogos de construção são utilizados para introduzir algo, para explicar, exemplificar o que precisa ser ensinado e muitas vezes visualizando por dentro, participando, entendendo a função, as crianças aprendem muito mais rápido. Quando forem se referir a tal assunto, provavelmente lembrarão da experiência.
  • Para as crianças pequenas que estão iniciando o processo de alfabetização, os jogos em que há muitas cores, sons, formatos, influenciam na curiosidade, a criança começa a assimilar as coisas e a distinguir o que é som, cor, forma, letras e números.
  • Os jogos de computador e online têm ganhado total força. Hoje, qualquer criança tem acesso, e pelo avanço da tecnologia, não há como evitar, pois é importantíssimo que a criança desenvolva esse conhecimento. Eles ajudam no raciocínio, rapidez, coordenação motora, matemática, memorização, leitura dinâmica e em diversas outras áreas.
  • Existem muitos jogos de tabuleiro e de computador, em que é necessário estratégias para chegar a um objetivo, ajudando no desenvolvimento das crianças em pensar, achar soluções e tomar decisões.
  • Os jogos corporais e as dinâmicas ajudam as crianças a se expressar melhor, desinibirem, a perder a timidez, ajudam na coordenação motora e nas relações pessoais.
  • Os jogos de treinamento são importantes para as crianças memorizarem, praticarem aquilo que já aprenderam. Como exemplo os caça-palavras, palavras-cruzadas, quiz, ligue os pontos e quebra-cabeça.
  • É de grande importância também os jogos cooperativos e em grupo, para desenvolverem desde pequenos o valor do trabalho em grupo, em que é preciso a ajuda e participação de todos.
  • Os jogos de perguntas e respostas ajudam na rapidez de raciocínio, na lógica, na forma de pensar, e na memorização de determinado assunto.
  • Existem também muitos jogos matemáticos em que há a utilização de peças, que ajudam no aprendizado, na contagem e no raciocínio, assim a matéria não se torna algo tão abstrato.
  • Até os simples jogos em que só é preciso uma folha e um lápis possuem grande importância no desenvolvimento, como exemplo o jogo da velha, forca e adedonha.

A competição nos jogos precisa ser abordada de maneira delicada, para não criar uma rivalidade, as crianças precisam aprender a perder e se posicionar corretamente diante da vitória ou derrota. E isso precisa ser introduzido desde a infância, pois é algo comum ao longo da vida.