computador de mesaOs jogos online têm ganhado grande espaço na vida das crianças, a maioria sabe mexer e acessar a Internet. É fato: sabem mais do que muita gente grande, pois possuem grande facilidade para aprender. Com o avanço da tecnologia, os jogos online estarão presentes cada vez mais no dia a dia das crianças, mas para que não sejam influenciadas pelos conteúdos inapropriados, é importante mostrar a elas jogos interessantes e divertidos. Há como unir educação com a diversão: existem diversos sites que oferecem jogos de todos os tipos, que ajudam na concentração, raciocínio lógico, rapidez, estratégia, criatividade, coordenação motora, entre outros fatores importantes para o desenvolvimento.

- Algumas dicas de jogos e temas que podem ser encontrados na internet: sequência lógica, matemática, quiz, alfabeto, ditado, sílabas, colorir, jogo da memória, ligue os pontos, identificação de cores, instrumentos musicais, continentes, estados e capitais, identificação dos opostos, formas geométricas.

- Passatempos de variados temas: cadeia alimentar, corpo humano, trânsito, reciclagem, profissões, países do mundo, inglês, higiene, datas comemorativas, música, matemática, português, esportes, natureza.

- Os jogos de construção são um ótimo método para que a criança crie da sua maneira, pense, se sinta no controle de algo, e tome "decisões".

- Os jogos mais elaborados, para crianças maiores, é importante para que possam aprender a criar estratégias e saibam que há um objetivo a alcançar.

- Também são importantes os jogos de desafios e fases, para que a criança sinta a necessidade de conseguir algo, de ultrapassar fases, cumprir metas.

- O preferido dos meninos, são os jogos de carro, que podem auxiliar na atenção, concentração e coordenação motora.

Mas aos pais e educadores, recomenda-se um acompanhamento às crianças, um incentivo correto, para que os jogos possam sempre trazer boas influências, evitando também qualquer tipo de jogo violento. Apesar de ajudarem muito no desenvolvimento intelectual, evite o excesso, não deixe que os jogos online substituam os jogos tradicionais.